Paulo de Oxalá - Candomblecista
Candomblecista, nascido no Amazonas, Paulo de Oxalá iniciou-se ainda menino pelas mãos da Yalorixá Teresa Fomo de Oxalá, filha de Zezinho da Boa Viagem, um dos mais antigos Babalorixás da Nação Jeje-Marrin do Rio de Janeiro, falecido em 2011.
Com 58 anos de vida, 41 de iniciado no candomblé e 34 de exercício religioso, Pai Paulo de Oxalá é pesquisador da Cultura Afro-Brasileira e um dos Babalorixás mais respeitados, totalmente documentado e abalizado de forma abrangente nos assuntos místicos da religião dos Orixás.
Além de ter ajudado a desmistificar o candomblé em vários veículos de comunicação, Pai Paulo de Oxalá foi um dos pioneiros a ter um site sobre Candomblé no Brasil. Foi colaborador do Jornal O Dia Online e diversas revistas.
Atualmente, é colunista dos Jornais Expresso e Extra Online, onde descreve os Orixás e suas características, cores, oferendas e dá dicas simples, que podem ser seguidas por qualquer pessoa. Além disso, presta consultoria para a editora Alto Astral, onde desenvolve no Almanaque Horoscopão, a correlação dos Orixás com os signos do zodíaco.
Pai Paulo de Oxalá acredita que o principal objetivo do culto aos Orixás é despertar a força transformadora de cada um, mantendo-nos firmes e motivados para alcançar os nossos propósitos.