Semana Carioca da Diversidade Religiosa promove encontros com lideranças religiosas
Pai Márcio de Jagun fala sobre preconceito e intolerância
A diversidade religiosa é amparada pelo livre arbítrio, que é a nossa capacidade de agir e escolher por nós mesmos, e pelo respeito que cada um tem pela escolha do outro.
No Brasil, a nossa constituição nos garante a escolha e a liberdade de culto, conforme o artigo 5º, inciso VI: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias".
O próximo dia 21 de janeiro é dedicado a liberdade religiosa, através do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que foi instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007.
No Rio, a Semana Carioca da Diversidade Religiosa é comemorada pela Coordenadoria de Diversidade Religiosa do Município do Rio de Janeiro, com uma agenda de celebrações. A Coordenadoria está sob a gestão do Babalorixá Márcio de Jagun, que falou sobre as comemorações:
“Celebrar a diversidade religiosa no calendário oficial da cidade é um marco importante. Estamos apontando para a sociedade que a nossa pluralidade é nosso maior patrimônio. Estamos demarcando um território que é múltiplo, diverso, onde não cabem preconceitos e intolerâncias”.
Òmìnira ànfàní ṣọlá tẹni pàápàá!
(Liberdade é poder agir por si próprio!)
Axé!
Serviço:
Programação da celebração da Semana Carioca da Diversidade Religiosa:
Segunda-feira, dia 15 de janeiro, às 11 horas - 10ª Reunião da Rede Intermunicipal de Liberdade Religiosa.
Quinta-feira, dia 18, às 9 horas - Colóquio Inter-religioso e Encontro com Lideranças Religiosas.
Sexta-feira, dia 19, às 11 horas - Roda de Conversa sobre laicidade e diversidade religiosa.
Local: UERJ, auditório do Instituto de Medicina Social. Rua São Francisco Xavier, 524, 7ºandar, blocos D e E - Maracanã / RJ.
Foto: Diversidade religiosa - Pai Paulo de Oxalá
Comentarios