Ɦʊ̀ɲgàn Marlizinha D’Ọ̀ṣun festeja iniciação com Ɗǒɦɔ́zǎɲ (Dorozan) Ɠʊ́ɲ
Pernambucana de Recife, Marlizinha veio ainda menina para o Rio de Janeiro estudar no Colégio da Imaculada Conceição, em Botafogo, um dos mais tradicionais colégios católicos do país.
Mas, nem o conteúdo pedagógico do célebre colégio ser inspirado nos dogmas católicos, com encontros de evangelização e rezas constantes, pouparam-na de ter estranhas visões aos sete anos de idade.
Desesperada com tal circunstância, sua mãe carnal a levou em diversos centros e terreiros de Umbanda, na esperança de cessar aquelas visões. O que de fato aconteceu.
O tempo correu e uma vez, na linha do bonde em Vaz Lobo, conheceu através de Dona Carmem de Yemanjá o Sr. Zezinho da Boa Viagem.
Ela se tornou muito amiga do Sr. Zezinho, até que em 30 de janeiro de 1966, ele junto com o Sr. Dirceu de Oxalá a iniciaram para Oxum.
E lá se vão 57 anos em que Marlizinha serve aos Voduns.
Muito feliz, Mãe Marlizinha fala da sua trajetória e convida a todos para a grande festa.
“Estou muito feliz, pois estou com 83 anos de vida e tenho a graça de poder comemorar meus 57 anos de iniciada. Cheguei até aqui e posso dizer para os mais novos que vale muito tudo que passamos com a proteção dos Voduns. Pois, temos que saber sempre que fomos escolhidos e que jamais podemos desistir. Convido a todos, para que neste domingo, venham comemorar comigo meus 57 anos de iniciação junto com a obrigação de Elza de Ògún”.
Ìṣẹ́ ni ìwúre àti ìrìnká ni ìlérí!
(Missão é dádiva e caminhada é compromisso!)
Axé!
Serviço:
57 anos de iniciação da Ɦʊ̀ɲgàn Marlizinha D’ Ọ̀ṣun com Ɗǒɦɔ́zǎɲ (Dorozan) Ɠʊ́ɲ, neste domingo, 29 de janeiro, a partir das 10h, na Rua Mariquita 36, Bairro Santa Rita, Nova Iguaçu, RJ.
Commentaires